terça-feira, 22 de março de 2011

ÁGUA FONTE DE VIDA



A Organização das Nações Unidas

instituiu, em 1992, o Dia

 Mundial da Água - 22 de março.

 O objetivo da data é refletir, discutir e

buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de

água no mundo todo.

 Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma

racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para

 garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar

condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela

 o máximo proveito possível.

Por tudo isso, nós educadores, não poderíamos deixar este

 dia passar em branco. Nossa comunidade escolar distribuiu

 60 mudas frutíferas e ornamentais, procurando

 conscientizar, incentivar nossos educandos de que,

 com uma  pequena ação, poderemos  diminur um pouco do

 impacto  ambiental.  

                                        VOCÊ SABIA....

QUE Á ÁGUA TAMBÉM TEM DIREITOS!
A ONU redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água.
* A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.


* A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.


* O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.


* Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.


* A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores.


* A água faz parte do patrimônio do planeta.


* A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.

* O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


* A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.

                               Motivo para Guerras


A humanidade poderá presenciar no terceiro milênio uma nova modalidade de guerra: a batalha pela água. Um relatório do Banco Mundial de 1995 já anunciava que as guerras do próximo século serão motivadas pela disputa de água, diferentemente dos conflitos do século XX, marcados por questões políticas ou pela disputa do petróleo. Uma prévia do que pode ocorrer num futuro próximo aconteceu em 1967, quando o controle da água desencadeou uma guerra no Oriente Médio.




                                       Riqueza brasileira


Quando o assunto é recursos hídricos, o Brasil é um país privilegiado. O território brasileiro detém 20% de toda a água doce superficial da Terra. A maior parte desse volume, cerca de 80%, localiza-se na Amazônia.


Mas a nossa riqueza hídrica não se restringe às áreas superficiais: o aqüífero Botucatu/Guarani, um dos maiores do mundo, cobre uma área subterrânea de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados, 70% dos quais localiza-se em território brasileiro. O restante do potencial hídrico distribui-se de forma desigual pelo país. Apesar de tanta riqueza, as maiores concentrações urbanas encontram-se distantes dos grandes rios, como o São Francisco, o Paraná e o Amazonas.


Assim, dispor de grandes reservas hídricas não garante o abastecimento de água para toda a população.


                                    Curiosidades


Cada brasileiro gasta 300 litros de água por dia. Apenas metade disso seria suficiente para suprir todas as necessidades. Além disso, grande parte dos reservatórios está contaminada, principalmente em regiões mais populosas.


    Na maioria dos países, é no campo que ocorre o maior consumo de água: a agricultura intensiva consome mais de quinhentos litros por pessoa ao dia. De 1900 até os nossos dias, a superfície de cultivo irrigado triplicou. Os sistemas tradicionais de irrigação aproveitam apenas 40% da água que utilizam. O resto evapora ou se perde.




                                     Poluição de águas

    Nos países ricos é resultado da forma como a sociedade consumista está organizada para produzir e desfrutar de sua riqueza, progresso material e bem-estar. Já nos países pobres, a poluição é resultado da pobreza e da ausência de educação de seus habitantes, que, assim, não têm base para exigir os seus direitos de cidadãos, o que só tende a prejudicá-los, pois esta omissão na reivindicação de seus direitos leva à impunidade às indústrias, que poluem cada vez mais, e aos governantes, que também se aproveitam da ausência da educação do povo e, em geral, fecham os olhos para a questão, como se tal poluição não atingisse também a eles. Nós, educadores, queremos justamente resgatar a cidadania para que o povo tome consciência da necessidade da preservação do meio ambiente, que influi diretamente na manutenção da sua qualidade de vida. Por isso, nós da Escola Hercílio Bez,  fizemos a nossa parte para que cada um tome consciência e no Futuro possamos "colher" os frutos de hoje. PLANTE UMA VIDA!!!!!!

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