quinta-feira, 10 de março de 2011

Atividade multidisciplinar


No dia 04/03 (sexta feira) nossa escola realizou  com os alunos uma atividade multidisciplinar sobre o carnaval, buscando sua origem, compartilhando conhecimento de  forma lúdica e criativa. Alguns compareceram neste evento trajado com as mais variadas fantasias.
Na Antiguidade, os desfiles públicos oficiais eram restritos às conquistas guerreiras, recontatadas de forma alegórica, enquanto os desfiles festivos, eram de cunho religioso ou mitico, como as Satúrnias, que acabavam, inavariavelmente, em muito sexo (Por isso, essa confusão literal de "Festa da Carne").


       Com o passar do tempo, houve fusões e influencias de outras culturas mediterrãneas, mas o sentido de desfile" se manteve, sempre com a presença dos  "Carros Alegóricos".


Um número enorme de brasileiros aproveita o período pré para ser preparar para o carnaval, para outros, apenas um feriado prolongado. Mas, sem duvida nenhuma, o carnaval é a festa mais empolgante comemorada no Brasil.



Apesar do nosso ufanismo: “Brasil, o País do carnaval”, essa festa, como a maioria dos festejos comemorados no Brasil, é importada. Se perguntarmos o que significa o carnaval a maioria da população brasileira responderá: “um período de três dias que antecede a quaresma”.


O carnaval tem múltiplas origens e até mesmo a origem do seu nome é controversa, uns acredita que vem de carne valle, ou seja, adeus a carne. Para outros carrus navalis, expressão anterior ao Cristianismo que significa carro naval.



O homem sempre teve necessidade de um agito coletivo, para viver a fantasia como realidade e a realidade como fantasia. O homem da antiguidade, que de antigo tem somente o nome e o tempo passado, promovia essa festa como um culto para louvar a natureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário